Por que um Content Design Thinking? — Parte 1

Carla Paganini
3 min readMar 30, 2021

--

Tá procurando entender como melhorar o fluxo de trabalho por aí? A gente também! Vamos compartilhar por aqui nossa experiência em elaborar o Content Design Thinking por meio de uma série. Vamos lá?

Imaginem um mundo em que o UX Writer tenha processos, metodologias e consiga participar de todas as etapas de um produto. É o cenário ideal, né?!

No momento em que estamos escrevendo este texto, fazemos parte do time de UX Writing do PicPay, que está crescendo bastante e se reestruturando. Eu e o Cassio atuamos na vertical Financeira, os produtos dessas squads têm evoluído bastante e, consequentemente, o time também.

Por conta dessas mudanças, sentimos a necessidade de criar processos para alinhar o nosso fluxo de trabalho com os stakeholders, e então surgiu o queridíssimo Content Design Thinking, um fluxo repleto de estratégias e processos para o UX Writer.

Antes de tudo, por que criar um fluxo de trabalho?

Sendo breve e sem enrolação: quem é writer concorda que não trabalhamos por delivery, certo? Quando temos um fluxo de processos, colocamos o UX Writer em um papel estratégico, participando, principalmente, de reuniões com Negócios e Product Designer com o objetivo de:

- Entender o melhor momento para aplicar determinadas metodologias, dinâmicas e ferramentas

- Envolver o UXW em todas as etapas necessárias do projeto

- E reforçar a importância da nossa atuação junto aos outros profissionais das squads desde o Tech Manager aos PMs.

E como estruturar o Content Design Thinking?

Ok, todo mundo sabe que o UX Writer precisa estar envolvido desde o início do projeto, mas a questão é: como colocamos isso em prática? Vamos compartilhar como estamos fazendo por aqui, mas basicamente iniciamos buscando referência de processos em livros e conversando com pessoas.

Cada livro mostrou dinâmicas diferentes para serem usadas e cada um tem a sua particularidade, seja aprendendo sobre tipos de Storytelling (vamos fazer um artigo sobre) ou metodologias de trabalho com Negócios (vamos fazer um artigo também).

Aqui no Brasil, nossa referência foi a Designer de Conteúdo e UX Writer Cris Luckner, instrutora do curso UX Writing da Mergo, que aplica diversas ferramentas e metodologias. A Cris, desde 2018, vem adaptando, testando e ensinando muitos profissionais da nossa área sobre como aplicar um Content Design Thinking nas empresas.

Bom, o importante é entender a necessidade do seu time. Dedique um tempo pra conhecer a empresa. “Como assim?” Pergunte quem são os stakeholders e quem impacta na experiência dos usuários. Faça uma roda de expectativas e perguntas com o time. Entenda, neste primeiro momento, o que você pode fazer agora.

Aqui, você tem algumas oportunidades. A primeira é entender a cultura interna. A segunda (e acreditamos que é uma das mais importantes) é de explicar o que faz um UX Writer. Esse é o momento de falar sobre o seu papel e a importância de participar de projetos desde o começo, ou seja, enfatizar que você também é um estrategista, entende? Se necessário, faça um PPT e bora!

Você vai anotando e mapeando o que precisa ser construído. Escolha ou entenda qual Design Thinking você vai adaptar para o seu cenário. Na nossa vertical, usamos como base o Duplo Diamante.

E essa é a primeira fase do nosso Content Design Thinking:

Ah, por que vamos fazer em série?

É um projeto beeem grande e complexo, então separar em artigos pode ficar mais fácil para explicar e não fica cansativo para quem está lendo. Você já estruturou algo parecido por aí? Chama eu e o Cassio pra trocar figurinhas! :)

--

--